sábado, 11 de maio de 2013

Filmes perdidos da Boca: Os Irmãos Sem Coragem (1972)





 Dedé Santana e Toni Cardi em cena de Os Irmãos Sem Coragem

Os Trapalhões também passaram pela Boca do Lixo. Dedé Santana e Dino Santana perambularam durante alguns anos na rua do Triunfo no início de suas carreiras. Um dos primeiros longas-metragens protagonizados pelo grupo foi Os Irmãos Sem Coragem, que também foi lançado como Os Desempregados. Rodado sem muitos recursos, o trabalho trazia no elenco outros comediantes de destaque no início da década de 1970 como o gorducho Carlos Bucka e o magricelo Gibe. Recentemente, a Europa Filmes relançou em DVD 39 títulos dos Trapalhões. Infelizmente, os filmes produzidos sem a presença de Renato Aragão permanecem esquecidos. Um desses filmes é justamente o esquecido Os Irmãos Sem Coragem, comédia dirigida por Antonio B. Thomé e realizada por profissionais da Boca de São Paulo. Em 2010, entrevistei o ator Toni Cardi que fez o papel de delegado no filme. A entrevista saiu publicada na revista Zingu!. Vejam aqui trechos do meu papo com Toni sobre esse filme:


Fala um pouco sobre o Irmãos Sem Coragem, que o senhor fez com o Dedé Santana. 


Toni Cardi- O Dedé me chamou um dia pra fazer um delegado nesse longa. A gente fez Os Trapalhões antes do Renato Aragão aparecer, inclusive, na Excelsior. Eu trabalhei com eles, fazendo cena de luta. Trabalhou eu, a Vanusa, Wanderley Cardoso. Então, a nossa amizade nasceu ali. Eu fiz teatro também, circo, luta livre em circo. A gente sempre se trombava em circos por aí. O Dino (Santana, irmão do Dedé) é piracicabano, nasceu aqui num circo. Nesse filme, eu lembro do Gibe… 


Esse filme tinha o Gibe, o Bucka. 


TC- Todos eles trabalharam. Nisso, o Dedé chegou em mim: “Eu preciso de um delegado. Você que vai fazer o meu delegado. Mas eu não tenho dinheiro”. Nós filmamos na delegacia de Pinheiros, o delegado saiu da mesa e nós fizemos ali mesmo a cena (risos). 


Foi um papel pequeno?                 


TC- Foi uma participação especial. 

Um comentário:

Almir disse...

Gibe era o Papai Papudo